terça-feira, 26 de abril de 2011

 निर्वाण शतकम (Nirvana Shatkam)


No vídeo, o primeiro shloka (verso) pertence ao Ishopanishad, um dos Upanishads. Percebam que Shankaracharya reapresenta em pleno séc. VIII o renascimento do conhecimento que era o tema central daquela classe de textos milenares conhecidos como Upanishads, sobre o qual conversamos nas últimas duas aulas. A filosofia exposta por Shankara é o Adwaita Vedanta, sobre a qual iremos nos aprofundar em breve.

Purnam-adah purnam-idam
purnaat purnam-udacyate.
purnasya purnam-aadaaya,
purnam-eva-avashishyate
Tradução 

Isto é o infinito; aquilo que é infinito;
Do que é infinito este infinito surge.
Removendo o infinito;
O infinito permanece.

mano-buddhyahakāra-chittāni nāha
na cha śrotra-jivhe na cha ghrā
a-netre |
na cha vyoma-bhūmirna tejo na vāyu

chidānandarūpaśśivo'ha
śivo'ham || 1 ||


Não sou mente nem razão; não sou ego nem memória;
Não sou audição, nem paladar, nem olfato nem visão.
Não sou espaço nem terra; não sou fogo nem ar.
Minha natureza é consciência e plenitude. Sou Ser, sou Ser.



na cha prāa-sañjño na vai pañchavāyu
na vā saptadhātur na vā pañchakośā
|
na vāk pā
ipādau na chopasthapāyū
chidānandarūpaśśivo'ha śivo'ham || 2 ||


Não sou o que se conhece como prāa nem os cinco alentos;
nem os sete elementos do corpo físico, nem os cinco kośas.
Não sou fala, nem mãos ou pés; nem sexo nem eliminação.
Minha natureza é consciência e plenitude. Sou Ser, sou Ser..


na me dvea-rāgau na me lobha-mohau
mado naiva me naiva mātsaryabhāva
|
na dharmo na chārtho na kāmo na mok
a
chidānandarūpaśśivo'ha śivo'ham || 3 ||


Não tenho apego nem aversão; nem ambição, nem ilusão;
orgulho e inveja não são meus; não tenho deveres,
nem objetivos, nem desejos, nem busco a libertação.
Minha natureza é consciência e plenitude. Sou Ser, sou Ser.


na puya na pāpa na saukhya na dukha
na mantro na tīrtha
na vedā na yajñā |
aha
bhojana naiva bhojya na bhoktāchidānandarūpaśśivo'ha śivo'ham || 4 ||


Não sou virtude nem ação errônea; nem alegria nem sofrimento;
nem mantras nem lugares sagrados; nem escrituras nem rituais;
não sou prazer nem o que produz prazer, nem o desfrutador.
Minha natureza é consciência e plenitude. Sou Ser, sou Ser.


na me mtyuśakā na me jātibheda
pitā naiva me naiva mātā na janma |
na bandhurna mitra
gururnaiva śiya
chidānandarūpaśśivo'ha śivo'ham || 5 ||


Não sou morte nem medo; não tenho classe social;
nem pai, nem mãe, nem nascimento são meus;
não tenho parentes nem amigos; nem mestre nem discípulos.
Minha natureza é consciência e plenitude. Sou Ser, sou Ser.


aha nirvikalpo nirākāra-rūpa
vibhutvāchcha sarvatra sarvendriyā
ām |
na chāsa
gato naiva muktirna bandha
chidānandarūpaśśivo'ha śivo'ham || 6 ||


Sou livre de pensamentos. Sou livre de estrutura e forma;
Estou conectado com os sentidos, pois permeio o existente.
Não sou apegado nem condicionado, nem [busco a] liberdade.
Minha natureza é consciência e plenitude. Sou Ser, sou Ser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário