निर्वाण शतकम (Nirvana Shatkam)
No vídeo, o primeiro shloka (verso) pertence ao Ishopanishad, um dos Upanishads. Percebam que Shankaracharya reapresenta em pleno séc. VIII o renascimento do conhecimento que era o tema central daquela classe de textos milenares conhecidos como Upanishads, sobre o qual conversamos nas últimas duas aulas. A filosofia exposta por Shankara é o Adwaita Vedanta, sobre a qual iremos nos aprofundar em breve.
Purnam-adah purnam-idam
purnaat purnam-udacyate.
purnasya purnam-aadaaya,
purnam-eva-avashishyate
purnaat purnam-udacyate.
purnasya purnam-aadaaya,
purnam-eva-avashishyate
Tradução
Isto é o infinito; aquilo que é infinito;
Do que é infinito este infinito surge.
Removendo o infinito;
O infinito permanece.
mano-buddhyahaṅkāra-chittāni nāhaṁ
na cha śrotra-jivhe na cha ghrāṇa-netre |
na cha vyoma-bhūmirna tejo na vāyuḥ
chidānandarūpaśśivo'haṁ śivo'ham || 1 ||
Não sou mente nem razão; não sou ego nem memória;
Não sou audição, nem paladar, nem olfato nem visão.
Não sou espaço nem terra; não sou fogo nem ar.
Minha natureza é consciência e plenitude. Sou Ser, sou Ser.
na cha prāṇa-sañjño na vai pañchavāyuḥ
na vā saptadhātur na vā pañchakośāḥ |
na vāk pāṇipādau na chopasthapāyūḥ
chidānandarūpaśśivo'haṁ śivo'ham || 2 ||
Não sou o que se conhece como prāṇa nem os cinco alentos;
nem os sete elementos do corpo físico, nem os cinco kośas.
Não sou fala, nem mãos ou pés; nem sexo nem eliminação.Minha natureza é consciência e plenitude. Sou Ser, sou Ser..
na me dveṣa-rāgau na me lobha-mohau
mado naiva me naiva mātsaryabhāvaḥ |
na dharmo na chārtho na kāmo na mokṣaḥ
chidānandarūpaśśivo'haṁ śivo'ham || 3 ||
Não tenho apego nem aversão; nem ambição, nem ilusão;
orgulho e inveja não são meus; não tenho deveres,
nem objetivos, nem desejos, nem busco a libertação.Minha natureza é consciência e plenitude. Sou Ser, sou Ser.
na puṇyaṁ na pāpaṁ na saukhyaṁ na duḥkhaṁ
na mantro na tīrthaṁ na vedā na yajñāḥ |
ahaṁ bhojanaṁ naiva bhojyaṁ na bhoktāchidānandarūpaśśivo'haṁ śivo'ham || 4 ||
Não sou virtude nem ação errônea; nem alegria nem sofrimento;
nem mantras nem lugares sagrados; nem escrituras nem rituais;
não sou prazer nem o que produz prazer, nem o desfrutador.Minha natureza é consciência e plenitude. Sou Ser, sou Ser.
na me mṛtyuśaṅkā na me jātibhedaḥ
pitā naiva me naiva mātā na janma |
na bandhurna mitraṁ gururnaiva śiṣyaḥ
chidānandarūpaśśivo'haṁ śivo'ham || 5 ||
Não sou morte nem medo; não tenho classe social;
nem pai, nem mãe, nem nascimento são meus;
não tenho parentes nem amigos; nem mestre nem discípulos.Minha natureza é consciência e plenitude. Sou Ser, sou Ser.
ahaṁ nirvikalpo nirākāra-rūpaḥ
vibhutvāchcha sarvatra sarvendriyāṇām |
na chāsaṅgato naiva muktirna bandhaḥ
chidānandarūpaśśivo'haṁ śivo'ham || 6 ||
Sou livre de pensamentos. Sou livre de estrutura e forma;
Estou conectado com os sentidos, pois permeio o existente.
Não sou apegado nem condicionado, nem [busco a] liberdade.Minha natureza é consciência e plenitude. Sou Ser, sou Ser.
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