sexta-feira, 8 de abril de 2011

Puja



Devi Stuti

sarva mangala maangalye shive sarvaartha saadhike |
sharanye traiyambake gouri naaraayani namostute ||

O Puja é um rito que nos coloca diante daquilo que existe de mais venerável.

Elementos como água, incenso, luz de uma lamparina, flores, alimentos e cânticos são ofertados no Puja em um momento de união, conexão entre o ser aparentemente individual e o Ser Supremo, que são um. Ou seja, o Puja permite o estado de Yoga, de integração. É um momento quando estamos diante do Sagrado, presente em tudo o que existe. Um momento contemplativo onde o amor é amplamente explorado.

A prática do Puja faz parte de algo mais abrangente relacionado ao Tantra. Puja é reverência, saber doar, entregar. O Tantra nos aprensenta o processo conhecido como Upasana (lit. Sentar-se diante de algo ou alguém). É o momento quando o sadhaka senta-se diante daquilo que irá representar a Plena Consciência que engendra todo o Universo.

Em minha adolescência passei alguns anos me dedicando ao Puja,  seguindo todos os passos considerados importantes para este processo:

  • Banho antes iniciar
  • Vestes simples: Dhoti
  • Instalação de símbolos e nomes sagrados em diferentes regiões do corpo: anga nyasa e Tilak
  • Archan mudras (gestos feitos com as mãos para "purificar" os elementos do puja)
  • Purificação dos pés, mãos, boca e cabeça com água e mantras.
  • Oferta de flores,essência,  lamparina, abano (chamara), incenso, água do Ganges, etc.
  • Abhishek (banho das murtis, representações em ferro das divindades)
  • Oferta de bhoga, alimentos.


Para mim foi uma grande oportunidade, algo que se misturou à minha vida, à minha maneira de sentir e até hoje me identifico com a prática e o faço em minha casa, de acordo com princípios e conceitos do Tantra que é a filosofia com a qual me casei. Sempre abro a prática honrando o Guru e iniciando pela Ishta Devi, que é a divindade com a qual mais me identifico e que é a murti principal de meu altar. Em seguida presto o puja às demais divindades e nestes momentos, uma sensação única surge em meu interior.

Ainda em minha adolescência, aprendi uma forma de puja chamada manasa puja, o que refere-se à um puja interno. O que mais me fascina nesta forma de puja é que a mente (manas), se torna um altar. Isto significa que em seu coração é entronado o seu Ishta Devata ou Ishta Devi e que você pode ofertar-lhe cada elemento que compõe o puja.

Você pode preparar em sua casa um pequeno altar, com representações de seu mestre ou divindades que lhe inspirem e ofertar-lhes incenso dando sete voltas em sentido horário em torno dela, depositando flores aos seus pés, pequenos copos com água e frutas, que após a oferta podem ser consumidas (prasad). Se você quiser conhecer maiores detalhes sobre a instalação de um altar, basta me contactar por e-mail e será um prazer oferecer-lhe estas informações.

Há um bhajan que sempre canto que diz mama mana mandire, minha mente é um templo. O faço como um pedido, para que a Plena Consciência possa constantemente alargá-la, eliminando seus limites.
Bhagavati Abhishek, realizado em minha casa.

Jay Ma Bhagavati
Hrim

Contato: goulart.fabio@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário